sábado, 18 de setembro de 2010

A Federanção Internacional de Direitos Humanos visitou o assentamento California


visita ao assentamento california
 A Federanção Internacional de Direitos Humanos visistou nos dias 12 e 13 de setembro o assentamento California, há cerca de 12 quilômetros de Açailândia.E que fica próximo da Fazenda Monte Líbano, onde tem uma carvoaria com 74 fornos de carvão produzidos do eucalipto. Os assentados sofrem principalmente com problemas respiratórios e outros distúrbios, em função da fumaça.
A comisão da FIDH composta por três advogados: Isabela Figueroa (Brasil), Laure Alviles (França) e Rabier Moreira (Peru), estiveram dia 12 (sábado) para conhecer o assentamento e no dia seguinte uma reunião com representes dos moradores.
O objetivo da visita era obter informações sobre a situação da poluição, para poder àpartir daí colaborar com os fatos informados pela Justiça Global e Campanha Justiça nos Trilhos, discutindo a obtenção de melhorias efetivas na proteção de vítimas, a prevenção de violações de direitos humanos e a perseguição dos responsáveis.
A comisão acompanhada por representantes da Paróquia São João Bastistas, CDVDH e MST chegou por volta das 17:00 horas e fez uma viagem rápida no local, Estiveram próximo da divisa do asentamento e da fazenda de propriedade da multinacional Vale, que é cortada por uma cerca de alarme e a cortina verde de eucalipto.Ouviram o relator do ínicio do assentamento e um comentário de que a situação melhor após a Jornada Nacional de Lutas das mulheres do MST e da Via Campesina, no dia 08 de março de 2008, onde as de famílias que moram no Assentamento decidiram protestar contra os danos causados pela fumaça expelida pelos fornos.

Redaçao e foto: Rafaete Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário